Classificação dos elementos químicos
Os elementos químicos podem ser classificados segundos suas propriedades físicas e químicas, em: metais, ametais e gases nobres.
Metais
Características:
- sólidos em temperatura ambiente;
- maleáveis;
- elevada temperatura de fusão;
- bons condutores de corrente elétrica e calor;
- brilho metálico;
- som característico;
- densos;
-dúcteis;
- ferro, cobalto, níquel são atraídos por imãs.
Observações:
1. Os metais alcalinos são macios (moles) e têm baixas temperaturas de fusão e ebulição.
2. Mercúrio é liquido em temperatura ambiente.
Ametais ou não metais
Características:
- baixa temperatura de fusão;
- maus condutores de eletricidade e calor;
- quando sólidos, se fragmentam;
- opacos.
Observações:
O carbono, na forma de grafite, é um bom condutor de corrente elétrica. Tanto na forma de grafite como na de diamante, apresenta elevadas temperaturas de fusão e de ebulição.
Hidrogênio
É um elemento que possui a propriedade de se combinar com metais e ametais. Nas condições ambiente, é um gás extremamente inflamável e tem comportamento químico semelhante ao dos ametais.
Atualmente, de acordo as recomendações da IUPAC ele é considerado um ametal.
Gases Nobres
Como o próprio nome sugere, esses elementos apresentam-se em estado gasoso nas condições ambientes. Sua principal característica química é a grande estabilidade, ou seja, possuem pequena capacidade de se combinar com outros elementos.
Química e Sociedade
Tatuagem
Os elementos de transição formam compostos coloridos. Devido a essa característica, são utilizados com várias finalidades, por exemplo: na fabricação de vidros coloridos e em tatuagens.
Até alguns anos atrás, era grande a discriminação, as tatuagens atualmente são vistas como maior naturalidade, e o preconceito é mais acentuado somente em alguns ambientes de trabalho.
As tatuagens, em vários grupos sociais, são formas de comunicação não verbal e servem para a identificação dos membros de um mesmo grupo (tribo ou sociedade). Muitas vezes, são usadas como apelo erótico ou sinal de protesto; em outros casos, expressam um gosto pessoal ou, ainda, um simples modismo.
Tipos de tatuagem
- temporárias: em geral utiliza-se uma substancia conhecida por hena.
- definitivas: a técnica dessa forma de tatuagem consiste em introduzir na derme, com o auxilio de agulhas, pigmentos coloridos que ficam retidos nas células da derme de maneira permanente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário